Notícia - Fapas é sede de julgamentos da Comarca de Santa Maria - FAPAS - Faculdade Palotina
Fapas é sede de julgamentos da Comarca de Santa Maria
  • 23/02/2024
  • FAPAS

Fapas é sede de julgamentos da Comarca de Santa Maria

A Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas) firmou parceria com o Poder Judiciário e será, a partir deste mês, sede dos julgamentos da Comarca do município. Os júris vão ocorrer no auditório da faculdade em função das obras no Fórum, que têm previsão de término em 2026. A Fapas foi procurada por conta da infraestrutura oferecida, como estacionamento e auditório com capacidade para receber até 500 pessoas.

O juiz Ulysses Louzada, destaca que é um local maravilhoso, não apenas pela estrutura, mas por ser uma entidade educativa preocupada com o lado pedagógico. “Acredito que é um ganho para todos, pois também é uma forma de educarmos a sociedade porque a ideia de que a justiça é feita toda fechada, atrás dos muros, não cumpre com o objetivo de mostrar a comunidade o seu papel com a justiça. No fórum, apesar de o júri ser aberto, é mais difícil o acesso”, completa.

O primeiro júri sediado pela Fapas ocorreu no dia 20 de fevereiro e a coordenadora do curso de Direito, Carolina Lisowski, avaliou a iniciativa como uma oportunidade para os estudantes desenvolverem projetos de pesquisa e extensão. Para ela, essa parceria “demonstra o compromisso da faculdade com a sociedade em que está inserida, porque estamos tratando de uma questão jurídica e também social, e oportuniza aos nossos alunos a vivência de situações reais com os mais diversos profissionais. Eles terão, no ambiente em que estudam, a realização do ritual do Tribunal do Júri que é tão importante na formação acadêmica”.

Os alunos e o público em geral que desejarem acompanhar os julgamentos, devem ficar atentos aos editais de convocação dos júris, publicados pelo Poder Judiciário.