Notícia - Acadêmicos de Direito promovem ações comunitárias na disciplina de Práticas Restaurativas - FAPAS - Faculdade Palotina
Acadêmicos de Direito promovem ações comunitárias na disciplina de Práticas Restaurativas
  • 09/12/2025
  • Direito

Acadêmicos de Direito promovem ações comunitárias na disciplina de Práticas Restaurativas

Os acadêmicos do curso de Direito da FAPAS, sob orientação da professora Isabel Cristina, concluíram neste semestre uma série de Projetos de Extensão na disciplina de Práticas Restaurativas e Extensão. As atividades tiveram como objetivo aplicar na comunidade os conhecimentos adquiridos em sala de aula, proporcionando aos estudantes experiências reais que vão além do ambiente acadêmico.

Veja o vídeo no instagram: https://www.instagram.com/reel/DSCk3lejnh_/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

- Acadêmica Mara Luíza: destacou iniciativas voltadas ao combate ao cyberbullying, fundamentadas na legislação de proteção de dados e direcionadas para pais de adolescentes de 12 a 14 anos na Escola Marista Santa Marta.

- Acadêmica Nathália Dornelles: Atuou no Hospital Regional de Santa Maria, desenvolvendo práticas restaurativas junto a colaboradores da área da saúde, alcançando resultados que superaram as expectativas.

- Acadêmica Magda Pereira: Realizou ações com pessoas idosas, promovendo inclusão social, escuta ativa e fortalecimento emocional nesta fase da vida.

- Acadêmica Milleny Fernanda: Aplicou na escola Marista Santa Marta, círculos de construção de paz, atividades de autoconhecimento e práticas de comunicação não violenta, envolvendo turmas do 6º ano e obtendo excelente participação dos alunos.

- Acadêmico Fernando Stocho: Realizou um projeto na Secretaria de Transparência do município, abordando mediação e autocomposição de conflitos na administração pública, além de um círculo restaurativo aplicado na Unidade Básica de Saúde São Carlos, no bairro Urlândia, que gerou um retorno positivo da comunidade.

- Acadêmica Tuani do Nascimento: Elaborou na Escola Marieta D'Ambrósio, o projeto "Circulo de Construção de Paz", escutativa entre todos os alunos.

- Acadêmica Ketilly Daiane Da Silva: Na escola Cícero Barreto, com a turma do 6º ano, promoveu um projeto de espaço de diálogo e auto-conhecimento. 

- Acadêmica Nathália Xavier: Destacou o projeto “Acolher para Transformar”, que promoveu valorização, bem-estar e autocuidado aos profissionais que atuam no Centro de Atendimento Socioeducativo.

Para os acadêmicos, as atividades proporcionaram aprendizados profundos, desafiadores e transformadores. As ações demonstram o compromisso da FAPAS em oferecer uma formação humanizada, conectada com as realidades sociais da comunidade e pautada pelo desenvolvimento de práticas restaurativas como ferramenta de transformação.

Compartilhar notícia: