Notícias
NUPEN

É primordial as pessoas se prepararem para a chegada da velhice. Deve-se permitir a formação integral do idoso, desenvolvendo sua reflexão e sua auto-estima. O conhecimento adquirido, as experiências vividas e a sabedoria adquirida não podem ficar sem investimento, aproveitamento e valorização. O envelhecimento não significa decadência, mas seqüência da vida, e a passividade diante das transformações da idade podem trazer vários transtornos.

 

O NUPEN pretende se transformar num verdadeiro espaço que contemple tanto as necessidades físicas, como as espirituais, sociais e culturais auxiliando pessoas de uma mesma faixa etária a encontrarem o verdadeiro sentido de suas vidas, dando-lhes condições de viverem felizes e com dignidade, pois a vida com novas oportunidades, com convívio entre as pessoas com as mesmas necessidades, traz conseqüências positivas e uma nova visão de mundo.

 

O NUPEN visa oferecer a comunidade, interna e externa, atividades nas três áreas de atuação do ensino superior: Ensino, Pesquisa e Extensão. Os objetivos destas atividades são:

 

 

PESQUISA: Estimular a pesquisa e a produção sobre o tema, sua publicação nos diferentes meios de comunicação, bem como a participação em eventos da área. Conhecer a população e propor ações.

 

EXTENSÃO: Criar a Faculdade Palotina da Maior Idade - FAPAMI - a fim que as pessoas maiores de 45 anos tenham um espaço para atividades de atualização de conhecimentos, preparação para os desafios desta fase da vida e uma instrumentalização para enfrentar os revezes do envelhecimento.

 

Interagir com a coordenação da Pastoral Diocesana da Pessoa Idosa e com os grupos paroquiais, dialogar no sentido de construir uma ação conjunta com o NUPEN.

 

PROPOSTA DA FAPAMI (Faculdade Palotina da Maior Idade)

 

O objetivo da FAPAMI será desenvolver um trabalho interdisciplinar voltado à valorização da pessoa, estudando a vida adulta e o envelhecimento.

 

A metodologia trabalhada e a participação ativa de todos os componentes desta Faculdade buscarão a reflexão das condições de vida do adulto na sociedade atual. Iniciando lentamente, uma análise do processo de envelhecimento; procurando incentivar a percepção própria dos integrantes, bem como o da coletividade, isto é, a socialização, a atuação, a amizade e a atualização.

 

Funcionamento: as aulas acontecerão nas terças-feiras, no período da tarde e serão ministradas pelos integrantes do NUPEN e professores da FAPAS.

 

O local: FAPAS - Campus Patronato

 

As disciplinas trabalhadas inicialmente serão:

 

Psicologia da Vida Adulta e do Envelhecimento Humano;

 

Fundamentos da Vida Adulta e/ou Cultura Religiosa, e Filosofia.

 

Está prevista a implantação gradativa das atividades incluindo as disciplinas de Estudos Sociais; Oficinas de Línguas (Português, Latim, Grego, Inglês e Espanhol), Oficinas de Artes (Coral e Dança), Oficina do Movimento (Natação, Ginástica, etc.), Oficina de Informática, de Artesanato e de Conhecimentos Gerais.

 

Além das aulas estão propostas: palestras, atividades religiosas, viagens, visitas de estudo e atividades de confraternização.

Notícia
Destaque
 
(55) 3220 4575 | fapas@fapas.edu.br
 
 
Todos os direitos reservados - Melhor visualizado em 1024 x 768 @ IE 9+, Firefox 3+ ou Google Chrome